Na disciplina de Semântica e suas Interfaces, estudamos que anomalia é um fenômeno caracterizado pela produção de frases boas gramaticalmente, mas sem (ou quase) sem sentido.
Pois bem. Dou aula de Inglês e Artes em duas escolas públicas. Numa aula de Artes, pedi aos alunos de uma 5ª série que, a partir de três inícios de histórias, continuassem as mesmas, criando meios e fins, com vistas ao incentivo da criatividade/imaginação das crianças.
Uma das criaturas, em dada história, escreveu o seguinte: A nota mínima ajuda as árvores verdes. Uma perfeita anomalia. Obviamente, tive de falar com o estudante para saber de onde tinha tirado aquela idéia. Sem querer, o guri abordou um fenômeno semântico que, quiçá, nunca verá na escola.
O fato de ele ter escrito isso foi interessante, mas preocupante ao mesmo tempo. Fica o alerta a professores e pais para que prestem atenção no que seus filhos escrevem. Talvez, eles precisem de psicopedagogos.
Pois bem. Dou aula de Inglês e Artes em duas escolas públicas. Numa aula de Artes, pedi aos alunos de uma 5ª série que, a partir de três inícios de histórias, continuassem as mesmas, criando meios e fins, com vistas ao incentivo da criatividade/imaginação das crianças.
Uma das criaturas, em dada história, escreveu o seguinte: A nota mínima ajuda as árvores verdes. Uma perfeita anomalia. Obviamente, tive de falar com o estudante para saber de onde tinha tirado aquela idéia. Sem querer, o guri abordou um fenômeno semântico que, quiçá, nunca verá na escola.
O fato de ele ter escrito isso foi interessante, mas preocupante ao mesmo tempo. Fica o alerta a professores e pais para que prestem atenção no que seus filhos escrevem. Talvez, eles precisem de psicopedagogos.
Para saber mais sobre anomalia, pesquisar o tema na internet com o nome da autora Marcia Cançado.
ResponderExcluir