Algumas pessoas costumam associar a poesia a um tipo de texto de difícil entendimento. Outras falam que a poesia é algo inútil. Essas duas idéias podem se unir na compreensão desses seres. Ora, se a poesia é algo de não tão fácil leitura, por certo que terá inutilidade aos olhos de quem não entende.
Há também os teóricos que classificam de todas as formas o gênero literário lírico. Falam em versos, em estilos, em épocas, em eu-lírico e mais outras tantas palavras. No fundo, concluem que a poesia é o gênero que permite quase tudo.
Frente a isso, eu tenho uma definição bem simples do que seja a poesia: é aquele gênero literário que permite maior expressão de sentimentos do autor. Faz sentido o que escrevo. Ao compor um conto ou um teatro, por exemplo, o autor pode se mostrar nesses textos, mas isso não se dá de forma tão intensa quando no poema. Nele, o autor é livre. Ele se expressa, e sua forma de se mostrar, às vezes, não é compreendida por outrem. Porém, no fundo, se o leitor é atento, consegue captar a mensagem.
Qual obra tua está inserida no mundo literário Português? Tudo está muito lindo e muito bem elaborado. Só tenho a dizer, parabéns e mais uma vez, parabéns! Bj n'alma da Marisa Guterrres para você! Ficará mais belo ainda com "tênis vermelho..."
ResponderExcluir