sexta-feira, 25 de junho de 2010

ENSINO | Patrulhense na França

A ida do estudante Samuel Souza Santos à França no mês de julho é um fato inédito de intercâmbio no ensino a distância. Segundo a professora Dilce, pelo fato de ser um polo referência contribuiu para mais esta conquista. A visita de uma equipe de professores universitários de Moçambique a Santo Antônio, a gravação de um programa para a televisão e que foi reapresentado mais de dez vezes e a acolhida a pesquisadora francesa Anne Chaulet, foram fatos marcantes para o Polo (UAB) decorrentes do destaque que a instituição vem ganhando no cenário nacional.

Foi a troca de experiências com a francesa que despertou a importância de enviar um aluno patrulhense para a França, conforme explica Dilce: "Anne está conosco há vários meses e gostou da forma como os alunos se envolvem com as questões de fazer a transposição do saber o que significa adaptar o curso a realidade da comunidade. E alguns projetos por eles liderados e em andamento, chamaram muito a sua atenção, pois a pesquisadora não viu isso em outros lugares. Fizemos um desafio à Anne para um intercâmbio entre Santo Antônio e a França".

A Universidade (UAB) acolheu a idéia e o coordenador do curso estabeleceu que o estudante escolhido e que foi selecionado pela própria Anne e pelos próprios colegas, irá ficar por um período de cerca de 30 dias no norte da França, convivendo com uma rede de pequenos produtores que integram uma cadeia leiteira, trabalham com hortigranjeiros e que comercializam de forma diferenciada, além de atuarem em uma forma de organização diferentemente do que é feito no Brasil.

Na volta, ele tentará agregar o conhecimento obtido, aos projetos em Santo Antônio, quanto à comercialização, agricultura familiar e de como é feita a organização dos agricultores. "Temos certeza de que o Samuel irá aprender muito e também muito iremos aprender com ele."

O grupo de estudantes trabalhou para a compra das passagens e uma dessas atividades, foi o chamado "almoço solidário" para arrecadar os fundos necessários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário