De que forma a escola e as instituições de ensino podem contribuir na proliferação dos Direitos Humanos? Bem como, de que forma a discussão dos Direitos Humanos nos espaços educativos pode contribuir para qualificar, ressignificar, a função social destas instituições?
Em síntese, o Programa Nacional de Direitos Humanos visa à inclusão do debate sobre estes nas diversas esferas da educação em nosso país. Temas como fortalecimento da democracia, ambiente equilibrado, valorização da pessoa, combate às desigualdades e à violência, espaço na mídia e acesso à justiça são alguns dos nortes do Programa.
Sob meu ponto de vista, não se pode querer incluir toda a problematização dos DH nas escolas sem que professores e alunos estejam a par do que sejam Direitos Humanos (DH). Portanto, inicialmente, é preciso um esclarecimento geral. Isso pode ser mediado pelo governo, por meio de eventos específicos para os DH, ou por profissionais que se dediquem a tal área, os quais dêem subsídios às escolas.
Posto isso, as instituições de ensino devem inserir os DH em seu calendário letivo. Que comece com uma data apenas. Já basta. Mas que o tema seja transversal em mais de uma disciplina, para que os alunos se sintam motivados.
Tenho tentado promover a inserção dos DH na escola por meio de trabalhos trimestrais simples. Neste segundo trimestre de 2011, por exemplo, solicitei a leitura de dois textos em Inglês sobre DH a turmas de Ensino Médio. Eis os links: http://www.ohchr.org/EN/Issues/Pages/WhatareHumanRights.aspx e http://www.ohchr.org/EN/Issues/Discrimination/Pages/discrimination.aspx. As instruções completas estão em meu blog pedagógico de Inglês: http://englishzonesap.blogspot.com.
A intenção foi aliar o idioma estrangeiro (foco de minha disciplina) aos DH. Assim, há um casamento entre matérias que, a princípio, parecem muito distantes: DH e Inglês. É uma ação solitária, mas estou certo de que já é uma contribuição para uma educação mais humana.
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