De 24 a 26 de maio, participei da etapa presencial do curso Lições do Rio Grande. O evento foi uma promoção da Secretaria Estadual de Educação, está ocorrendo em todo o RS e, aqui no Litoral, esteve a cargo da 11ª CRE.
O curso serviu para reafirmar minha posição: as Lições do Rio Grande nada mais são do que Parâmetros Curriculares Nacionais melhorados. Não há novidades. Quem se formou recentemente, com certeza, já teve contato com a metodologia de ensino.
O ‘chique’ agora não é mais ‘Língua Estrangeira Moderna’. Os ‘sabidos’ querem mudar o nome da disciplina para ‘Língua Adicional’. Faz sentido até, pois o outro nome distanciava o aluno ainda mais do idioma novo.
Alguns tópicos foram tratados no curso (todos, de alguma forma, já inseridos nos PCNs): usar a língua para agir no mundo (participar para aprender); a aprendizagem é social; letramento, educação linguística, construção de sentidos e ações são objetivos fundamentais; não se formam falantes de Inglês no Ensino Médio, mas sim cidadãos; é preciso definir temas e buscar textos para trabalhá-los; o aluno deve conseguir ler, escrever e resolver problemas; é preciso trabalhar com projetos na escola (contendo um produto final que seja divulgado.
Em síntese, foram essas as idéias. Alguma é nova?
O curso serviu para reafirmar minha posição: as Lições do Rio Grande nada mais são do que Parâmetros Curriculares Nacionais melhorados. Não há novidades. Quem se formou recentemente, com certeza, já teve contato com a metodologia de ensino.
O ‘chique’ agora não é mais ‘Língua Estrangeira Moderna’. Os ‘sabidos’ querem mudar o nome da disciplina para ‘Língua Adicional’. Faz sentido até, pois o outro nome distanciava o aluno ainda mais do idioma novo.
Alguns tópicos foram tratados no curso (todos, de alguma forma, já inseridos nos PCNs): usar a língua para agir no mundo (participar para aprender); a aprendizagem é social; letramento, educação linguística, construção de sentidos e ações são objetivos fundamentais; não se formam falantes de Inglês no Ensino Médio, mas sim cidadãos; é preciso definir temas e buscar textos para trabalhá-los; o aluno deve conseguir ler, escrever e resolver problemas; é preciso trabalhar com projetos na escola (contendo um produto final que seja divulgado.
Em síntese, foram essas as idéias. Alguma é nova?
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