quarta-feira, 10 de outubro de 2018

GERAL | Posições políticas

Nem tudo se resume a quem é de esquerda ou de direita, pessoal. Já pararam para analisar as diferentes posições políticas? Não? Pois bem: abaixo, há um resuminho. Há pelo menos quatro "caixinhas"...

Liberalismo de Esquerda (Liberalismo Social): indivíduos neste quadrante procuram defender a liberdade individual enquanto taxam o mercado de forma a prover benefícios sociais àqueles que necessitam. Eles tendem a se ver como indivíduos que buscam um equilíbrio entre liberdade individual e justiça social, e são a favor do multiculturalismo, governo secular e cooperação internacional. Enquanto são tipicamente céticos em relação ao envolvimento do estado em questões sociais, eles, mesmo assim, veem como atribuição legítima do Estado o combate à discriminação e a garantia de tratamentos iguais.

Comunitarismo de Direita (Conservadorismo): indivíduos neste quadrante procuram manter a ordem social e econômica tradicionais e defender a soberania do estado. Eles tendem a se ver como defensores do que os seus antepassados gostariam, favorecendo leis estritas de imigração, valores tradicionais e forte poder militar. Enquanto eles tipicamente veem um papel para o Estado em questões de segurança nacional e cultural, eles tendem a ser mais céticos em relação ao envolvimento estatal na economia.

Comunitarismo de Esquerda (Democracia Social): indivíduos neste quadrante buscam promover soluções comuns para problemas sociais e econômicos. Eles tendem a se ver como apoiadores de uma forma de governo que freie o capitalismo em excesso e diminua a desigualdade em virtude de uma economia mista e um estado social universal. Eles procuram encorajar soluções coletivas, redistribuição econômica e valores compartilhados por toda a sociedade por meio de uma democracia participativa e do Estado.

Liberalismo de Direita (Libertarianismo): indivíduos neste quadrante buscam defender a liberdade como o bem político primário, em todos os aspectos. Eles tendem a se ver como firmes defensores da liberdade pessoal e econômica e são profundamente céticos em relação a planos e objetivos coletivos, em vez disso, salientam a capacidade do indivíduo de tomar suas próprias decisões e da associação voluntária. Eles tipicamente veem o Estado com menor importância do que os indivíduos dos outros três quadrantes, acreditando na ordem social espontânea do mercado.

Fontes:
http://www.celebritytypes.com/pt/chart.php?n1=8.3
MUDDE, C.: 'Three decades of populist radical right parties in Western Europe: So what?' European Journal of Political Research, Volume 52, Edição 1, Janeiro 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário