terça-feira, 7 de janeiro de 2014

OPINIÃO | É possível conciliar futilidade com intelectualidade

Como se lê no título, sim, é possível conciliar futilidade com inteligência. Mas por que raios escrevo isso?

Saiu a lista do BBB 14. Com isso, começaram os comentários dos ditos intelectuais nas redes sociais, a maioria dizendo que o programa é péssimo, que deve ser tirado do ar, que o país é burro por conta de coisas assim, blá, blá, blá.

Não sou fã do Big Brother. No entanto, não nego: vez que outra, assisto a ele. Assim como, nos dois anos anteriores, assisti ao Mulheres Ricas e, agora, vejo o Quem quer casar com meu filho? (ambos da Band). Sinceramente, vocês acham que fiquei mais burro por causa disso? Deixei de valorizar uma boa educação? Abandonei minhas pós-graduações? Não terei assunto com as pessoas?

Gente, a vida não é feita só de coisa séria. Futilidades são necessárias, e cuidar da vida alheia é uma delas. E não me venham dizer que não cuidam, pois isso é unânime. Você pode não procurar saber, porém, caso venha a saber, não acha ruim.

Sou sério quando preciso ser (ou seja, na maior parte do tempo), mas não queiram eliminar minhas futilidades na TV e na internet. Ser (ou “bancar ser”, como muitos fazem) intelectual o tempo todo cansa. A inteligência de alguém não se mede por isso.

Não vou me alongar, pois preciso ver o que anda rolando no Facebook. Bye!

PS: Muitos que criticam os reality shows veem o Pânico dos domingos. Aí, pode?

Um comentário:

  1. Márnei,

    A questão não é abandonar a futilidade por completo, o que acontece é que grande parte da população utiliza SOMENTE da futilidade como produto de uma reação, ou seja, não possuem o intelecto para filtrar informações "jorradas" via meios de comunicação (televisões, internet), buscando somente tais futilidades (assuntos relacionados a fofocas, novelas e afins).

    Meio os quais acredito serem úteis para ambos os âmbitos, porém, tendo estes como reagentes para que como resultado haja uma pessoa culta e fútil simultaneamente. Pois, como você mesmo disse, é possível conciliar futilidade com inteligência.

    ResponderExcluir