terça-feira, 22 de outubro de 2013

ENSINO | O que penso sobre gincanas

Gincanas até podem ter seu lado recreativo e cultural. Mesmo assim, não gosto delas. Isso porque elas estimulam a competição entre os alunos, e penso ser ruim isso.

Muitos me dizem: “Mas, depois da escola, eles estarão em competições como vestibulares, Enem, concursos públicos”. Ocorre que, daí, é diferente. Não se trata de uma competição interna. Ou como vocês acham que as equipes não vencedoras se sentem? Felizes por terem participado? Isso é utopia, a maioria dos alunos não entra numa disputa para perder. Então, quando a derrota acontece, o desolamento é total, sem falar no afastamento de colegas, devido ao resultado da competição.

Estou participando da II Gincana da Escola Gregória de Mendonça. Sou regente de turma. Portanto, ajudo a 201, que faz parte da Equipe Amarela. Todavia confesso que, se pudesse, não estaria participando. Não gosto de ver alunos competindo entre si, dentro de sua própria escola. Depois disso, a convivência nunca é mais a mesma.

O estranho é que vejo professores tão competitivos, os quais só vivem gincana por dias e dias, é como se fosse questão de honra ganhar. Aí, o que era para ser resolvido, buscado pelos alunos acaba sendo feito pelos docentes. Não curto isso.

Enfim, vamos ver o resultado desta. Uma coisa é certa: ano que vem, não estarei em nenhuma equipe, estarei na comissão organizadora. Aí, professores e alunos terão de “se puxar ao máximo” para conseguir pontos. Como terão...

Um comentário:

  1. E quando agente empresta dois livros para uma prova e não devolvem. Emprestei para a do Santa Teresinha já faz uns 20 dias e ainda não devolveram os livros do Juremir autografados. É UÓ!!!!!!!!!
    Maurício Collar

    ResponderExcluir