quinta-feira, 6 de agosto de 2009

ENSINO | Recuperação das aulas

Os coordenadores regionais de Educação estiveram reunidos nesta terça-feira, 4, em Porto Alegre, com a equipe da Secretaria Estadual da Educação (SEC) para receber orientações sobre a recuperação das aulas da rede estadual e informações que devem ser repassadas às escolas para o reinício do ano letivo no dia 17 de agosto.

A reunião, dirigida pela secretária da Educação, Mariza Abreu, orientou os coordenadores a realizarem encontros com os gestores municipais de Educação para reprogramar a recuperação das aulas, adiadas por determinação do governo do Estado de prorrogar as férias por causa da gripe A. Os coordenadores deverão levar em conta questões locais como a utilização do transporte escolar e a data de início das aulas em cada Município.

A Secretaria afirmou aos coordenadores que poderão ser autorizados calendários de recuperação que utilizem até 12 sábados como dias letivos para integralização do ano escolar até o final de 2009. Também foram repassadas informações sobre como proceder com a efetividade dos professores e servidores das escolas estaduais.

Os coordenadores regionais de Educação deverão organizar encontros com os diretores da rede estadual, a partir dos próximos dias, para repassar as informações sobre a reprogramação do calendário letivo, orientações sobre a gripe A, os cuidados que devem ser tomados no retorno dos alunos das férias para prevenir a doença, e o uso em sala de aula de cartilha sobre o combate ao uso do crack.

Fonte: Site do Governo do Estado

Vamos a alguns comentários:

1) Como utilizar os sábados se a grande maioria dos professores dão aulas em mais de uma escola? Como vão se dividir para atender uma ou outra?;

2) Mesmo como parte integrante do ano letivo, muitos poucos alunos irão sábado à escola. Um dos empecilhos é o transporte. Muitos moram em interior. Além disso, há o desinteresse;

3) Usar o turno inverso é complicado também, pois as escolas não dispõem de espaços (salas), já que funcionam o dia todo.

Em síntese, será um ‘Deus nos acuda’. O melhor, talvez, seria reduzir os dias letivos. Sem falar que o auge da Gripe A, segundo especialistas, está por vir. Oh, God!

Nenhum comentário:

Postar um comentário