sexta-feira, 7 de agosto de 2009

OPINIÃO| Muda alguma coisa?


Minha formatura em Letras - Português/Inglês é amanhã (8). Ao término de um curso, vem a pergunta: muda alguma coisa ter o nível Superior?

Por certo que sim. Espera-se mais valorização e mais acesso ao mercado de trabalho com um diploma. Além disso, a bagagem de conhecimentos se torna maior, por tudo que foi visto durante a graduação.

No entanto, penso que a graduação, hoje em dia, equivale-se ao Ensino Médio antigamente, ou seja, uma pessoa graduada é só mais uma dentre outras tantas. O governo diz que o percentual de brasileiros com nível Superior fica em torno de 5%, o que é muito pouco. Só que os ‘não formados’ concentram-se nas regiões Norte e Nordeste. Aqui na região Sul (na Sudeste também), há muitos graduados. Isso justifica o que escrevi acima: somos só mais alguns recém saídos da faculdade.

De qualquer forma, é uma conquista, principalmente pelo fato de não despender mais dinheiro mensalmente a uma instituição. Isso é um grande feito. Depois de anos de estudo, alguma compensação financeira precisamos ter. Se não for no ramo profissional, que seja no fato de não gastar mais. Isso temporariamente, claro, pois vem o Mestrado em seguida que, a meu ver, é o essencial nestes dias. O tempo em que a graduação era o ápice do status social já era. Uma pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário